Para amenizar as incertezas em relação a economia em 2022, o comércio brasileiro conta com um menor ritmo de feriados em dias úteis, favorecendo o desempenho do setor. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que as perdas do varejo devem ser 22% menores ante 2021, que teve um número maior de dias de feriados.
Cálculos da confederação estimam que o setor teve prejuízo de R$ 22,11 bilhões por conta de feriados em dias úteis, neste ano, enquanto em 2022 a previsão é que as perdas sejam em torno de R$ 17,25 bilhões.
No estudo, a CNC cita nove feriados nacionais no próximo ano e cada feriado em dia útil faz com que o varejo tenha prejuízo de R$ 2,46 bilhões, reduzindo a rentabilidade anual média do setor comercial como um todo em 1,29%. O impacto disso seria de R$ 10,12 bilhões, negativo, na geração do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a 0,12% do PIB anualizado, segundo números da entidade.