O ano de 2021 termina com a confiança dos consumidores brasileiros em dezembro com leve alta de 0,6%. No ano, porém, o indicador acumulou recuo de 2,6 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2020, o ICC registrou recuo de 3 pontos.
Esse resultado foi divulgado hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e representa o resultado de uma melhora das expectativas econômicas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV registrou em novembro ganho de 0,6 ponto, chegando a 75,5 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,3 ponto, a 65,6 pontos, mas esse resultado negativo foi compensado pelo ganho de 2,0 pontos do Índice de Expectativas (IE), para 83,4 pontos.
A piora da avaliação dos consumidores sobre a situação atual foi puxada por uma deterioração da situação financeira das famílias. O item que mede a satisfação sobre as finanças pessoais caiu 2,9 pontos, para 59,2 pontos. O componente que mede a percepção dos consumidores sobre a situação econômica atual se manteve relativamente estável ao variar 0,3 ponto, para 72,8 pontos. Ambos se mantêm em patamar muito baixo em termos históricos, aponta a FGV.