Trecho 3 da Orla do Guaíba passa a se chamar Parque Jaime Lerner

Arquiteto, que faleceu aos 83 anos em maio, assinou o projeto de revitalização

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta terça-feira, um projeto de lei que denomina de Parque Jaime Lerner o trecho 3 da Orla do Guaíba, localizado entre a Foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. O vereador Ramiro Rosário (PSDB) propôs a homenagem. Aberto ao público no fim de outubro de 2021, o parque conta com 29 quadras esportivas e a maior pista de skate da América Latina. O trecho 1, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, era o único batizado, até então, como Orla Moacyr Scliar.

O arquiteto Jaime Lerner, que assinou o projeto de revitalização da Orla do Guaíba, governou o Paraná, duas vezes, e a capital, Curitiba, por três ocasiões. Considerado um dos cinco urbanistas mais influentes do século 20, ele faleceu, aos 83 anos, na madrugada de 27 de maio de 2021, no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba.

Nascido em uma família de imigrantes judeus poloneses, Lerner estudou em escolas públicas até o secundário. Graduou-se pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964. No ano seguinte, participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelo Plano Diretor da cidade.

Como arquiteto, tornou-se consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos de urbanismo. Também presidiu a União Internacional de Arquitetos (UIA). Desde 2003, quando se afastou da política, passou a desenvolver projetos arquitetônicos para capitais brasileiras, como São Paulo, Rio e Porto Alegre, e cidades de outros países, como Angola, México e Panamá. Em 2018, tornou-se o segundo urbanista contemporâneo mais influente do mundo em um ranking da revista norte-americana Planetizen.