Boa Vista revela queda de 1% nas vendas do comércio brasileiro em novembro

Comércio no Natal. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O desempenho de vendas do comércio brasileiro apresentou uma queda de 1% em novembro, comparado com outubro e menos 2,8% na comparação com novembro de 2020. A informação consta do indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional. Em 12 meses acumulados o indicador aponta retração de 0,7%.

Conforme a empresa, em novembro o mercado colocou frente a frente consumidores e comerciantes menos otimistas com o cenário atual da economia. Nesse cenário, a renda do trabalho esbarra numa inflação alta e resistente e o crédito pode não ter ajudado muito em função da elevação das taxas de juros. Isso tudo, sem o auxílio emergencial neste período, que durante a pandemia foi um dos combustíveis do setor.

A projeção, de acordo com a área econômica da Boa Vista, para 2020 são pouco animadoras para o varejo e se resumem a crescimento baixo, juros altos e inflação ainda elevada. “Diante disso, o desafio de vender mais, e sem sacrificar as margens, deve se estender por um pouco mais de tempo”, diz o comunicado.