O Rio Grande do Sul recebeu na manhã desta terça-feira (14) 110.200 doses de vacinas Janssen. O voo com os imunizantes pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, pouco depois das 9h. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, as doses serão destinadas à aplicação da dose de reforço de quem recebeu a dose única desta fabricante anteriormente. O Ministério da Saúde recomenda um intervalo mínimo de dois meses e máximo de seis meses entre as duas doses de Janssen. A distribuição às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) acontece nesta quarta-feira (15).
Desde a última semana, a Secretaria da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) definiram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que as doses serão distribuídas aos municípios conforme demanda. As CRSs levantarão a cada semana junto aos municípios a capacidade de aplicação das doses. O envio será feito conforme os pedidos, reduzindo a possibilidade de que os imunizantes percam a validade antes de aplicados.
Na semana passada, o Estado recebeu 132.800 doses de Janssen. Esses imunizantes já foram distribuídos aos municípios e grande parte aplicado para quem aguardava pela dose de reforço.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre afirmou que aguarda saber a quantidade de doses destinada para definir o novo calendário de aplicação. Atualmente, podem tomar a dose de reforço da Janssen pessoas vacinadas com a segunda dose do imunizante até 28 de junho.