Até esta quinta-feira, sete em cada dez gaúchos haviam tomado duas doses de vacina contra a Covid-19. O Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde apontou hoje 70% da população em geral com o esquema completo e 80,6% com ao menos uma dose.
Se considerada apenas a população adulta, acima de 18 anos, 87% fizeram as duas aplicações. Incluindo os adolescentes, o índice de imunizados com duas doses cai para 82%.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) enfatiza que, embora o número de adultos imunizados com a primeira dose chegue a 95,7%, a distância entre os dois grupos, com uma e duas doses, diminuiu. Um mês atrás, 95,1% tinham a dose inicial e 82,8%, a segunda. Nesses 30 dias, a diferença caiu, de 12,3 pontos percentuais, para 8,7.
Nas últimas semanas, em parceria com a SES, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) passou a incentivar estratégias para incrementar a imunização, como a oferta da vacina em locais e horários alternativos, por exemplo.
A SES reforça, ainda, que um levantamento realizado pela Pasta em novembro mostrou que 92% dos óbitos atribuídos à Covid no Rio Grande do Sul, na faixa de 0 a 39 anos, envolveram pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre idosos, 99% das mortes pela doença foram de pessoas sem a dose de reforço (terceira dose). O quadro reitera a necessidade de que a população continue buscando o esquema básico de duas doses e que pessoas acima de 60 anos busquem, também, a terceira.
Já entre os jovens de 12 a 17 anos, 30,7% tomaram a segunda dose, contra 81,8% que fizeram a primeira. A imunização desse grupo começou por último, em setembro, o que pode explicar em parte essa diferença.