Em reunião-almoço com empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o secretário nacional de Transporte Terrestre, Marcello Costa afirmou, nesta quarta-feira, que o governo federal vai buscar antecipar a renovação de trechos ferroviários da região Sul. Segundo ele, a intenção é colocar à disposição de outros interessados trechos que ainda não estão em uso. A pretensão do governo federal é investir cerca de R$ 10 bilhões na malha sul, dividindo os recursos entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Vamos discutir aqui a renovação antecipada da malha sul com investimentos na ordem de R$ 10 bilhões nos três estados revitalizando alguns trechos que estavam sem uso e liberando trechos que não eram utilizados para usarmos através de chamamentos público em outros players”, afirma.
O Rio Grande do Su possui, atualmente, uma malha de mais de 3 mil quilômetros de linhas e ramais ferroviários utilizadas para cargas. Desse total, mais de mil quilômetros estão desativados. A ideia, segundo o Ministério dos Transportes, é fazer um planejamento para os próximos 30 anos com novos contratos que preveem “gatilhos de garantia de investimentos” que até então não existem. “Com isso, a gente vai colocar em nova operação uma parte da malha que não tinha funcionalidade e liberar a malha que não tem mais carga para novos chamamentos públicos. Então, a gente vai transformar o modal ferroviário viabilizando a ferrovia na região, o que diminui o custo logístico e torna os produtos produzidos no Rio Grande do Sul mais competitivos para exportação”, pontua o secretário nacional de Transporte Terrestre.
Costa também falou da importância do Marco Legal Ferroviário já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. “Logo após a aprovação, vamos ter muitos investimentos, inclusive na ferro oeste que acaba abrangendo todo o Rio Grande do Sul e os demais estados da região”, ressalta. O novo Marco Legal das Ferrovias previsto na Medida Provisória 1.065/2021 assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 30 de agosto, cria condições para aumentar os investimentos privados no setor ferroviário. A medida reduz a burocracia para a construção de novas ferrovias e inova no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário.
Para o presidente da FIERGS, Gilberto Petry “as notícias são auspiciosas, de grande relevância para o setor industrial que precisa urgentemente de opções para levar cada vez mais longe a sua produção”.
Também participaram da reunião o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; a diretora de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Karoline Lemos; e o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Mello. O encontro também contou com a participação das Federações das Indústrias de Santa Catarina e do Paraná. Estava prevista a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, mas por determinação médica não esteve presente no evento em Porto Alegre.