O primeiro cooktop inteligente do Brasil, o “Guru”, lançado recentemente pela Tramontina tem a assinatura da Ayga, empresa fundada por Luiz Francisco Gerbase, um engenheiro especializado em microeletrônica embarcada e empreendedor da inovação. Certo de que a internet das coisas (IoT) irá, cada vez mais, auxiliar na rotina das pessoas em diferentes necessidades e por todos os cantos do mundo, Gerbase vem há quatro anos dedicando seu conhecimento na construção de projetos que utilizem IoT para gerar impacto na sociedade.
A expertise e a visão de futuro do executivo o levaram a incrementar o desejo da Tramontina de incorporar tecnologia de ponta em seus produtos. O cooktop inteligente que, inicialmente, contaria com recursos para mensuração de peso e temperatura dos alimentos, ganhou mais funcionalidades, tornando-se altamente conectado com banco de dados de receitas e um aplicativo de interface.
Mas a inovação aplicada vai além desse ponto, pois o Guru foi concebido para ensinar pessoas que não têm familiaridade com a cozinha a cozinhar. É a inteligência dos dispositivos domésticos alçada a um novo patamar, garantindo mais eficiência e efetividade a qualquer atividade, das mais simples às grandiosas.
Processo de desenvolvimento e testes
Do conceito ao lançamento, o cooktop Guru desenvolvido pela Ayga, empresa com sede no Parque Tecnológico da Universidade do Vale dos Sinos (Tecnosinos), levou cerca de quatro anos para ser desenvolvido, testado e, só então, disponibilizado ao mercado. O primeiro passo foi consolidar o método de mensuração da temperatura do alimento através da medição indireta. O procedimento funcionou e, a partir daí, o cooktop começou a ser desenhado, com todas as suas funcionalidades.
Sem benchmarking no mercado, o desenho do projeto foi feito por meio de design sprints e muita interação multidisciplinar com diferentes equipes da Tramontina.
Com o conceito desenhado, o projeto começou a ser desenvolvido, inclusive o banco de dados que se tornaria um diferencial do cooktop Guru. É um produto que funciona por indução com recursos inteligentes viabilizados pela tecnologia IoT. Conforme João Ricardo Wagner de Moraes, sócio e CTO (Chief Technology Officer) da Ayga, os smart products tem na conectividade sua característica central e, graças a ela, é capaz de coletar, armazenar e processar uma série de informações, entregando praticidade para os usuários. A conectividade do dispositivo é feita por meio de bluetooth e Wi-Fi.