A Verallia, fabricante de embalagens de vidro, assinou protocolo de intenções com o governo do Estado formalizando um investimento de R$ 513 milhões para a ampliação e duplicação da capacidade produtiva da fábrica de Campo Bom em 2022 e 2023. Com essa ampliação, a empresa vai gerar 140 empregos diretos, e se compromete a empregar e desenvolver tecnologias de processo de produção que minimizem os impactos ao ambiente. A expectativa é de que ainda gere 30 empregos indiretos e, ao longo da obra, mil vagas indiretas na fase de construção civil.
Com esse investimento, a expectativa é atender, preferencialmente, o mercado nacional de vinhos e spirits (bebida destilada). A previsão é que o novo forno esteja em pleno funcionamento no quarto trimestre de 2023, com uma produção diária de cerca de 700 mil embalagens de vidro. No total, a capacidade produtiva diária da Verallia na região Sul ficará em 1,3 milhão de peças.
Com cerca de 10 mil funcionários e 32 fábricas em 11 países, a Verallia é líder na Europa e a terceira maior produtora global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. A Verallia produziu cerca de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020. No Brasil, a Verallia tem três fábricas: Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG).