Shoppings projetam alta de 19% nas vendas com a Black Friday

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Com a Black Friday na próxima semana, os shoppings esperam um crescimento nominal de 19% nas vendas na comparação com a mesma data do ano passado, chegando a movimentar R$ 2,9 bilhões. O levantamento é da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Conforme a entidade, mesmo se for considerada a inflação de R$ 10,67% no período, o setor deve ter um resultado positivo nas vendas. A expectativa é de crescimento real de 7% na comparação entre as mesmas datas, com uma venda média de R$ 242 para cada consumidor e que representa um valor 5,2% maior que o ano passado.

Na comparação com a Black Friday de 2019 – antes de a pandemia chegar ao Brasil – a expectativa ainda é de queda nas vendas. O levantamento da Abrasce projeta um recuo nominal de 13%. Para o tíquete médio das compras, a previsão é de alta nominal de 4,3%. O presidente da Abrasce, Glauco Humai, classifica como importante as perspectivas do setor para a Black Friday, pois demonstra que o varejo nos shoppings está em plena recuperação.