O touro de ouro colocado na rua 15 de Novembro, em frente à B3 (Bolsa de Valores), no centro de São Paulo (SP), voltou a ser pichado nesta quinta-feira. Mensagens como “taxar os ricos” foram deixadas um dia depois de um protesto que colou adesivos e pintou a estátua, inaugurada na terça-feira.
A imagem do animal é símbolo de otimismo e prosperidade para o mercado financeiro, em bolsas de todo o mundo. O touro mais conhecido é o Charging Bull, que fica em Wall Street, em Nova York. O artista italiano Arturo Di Modica criou a escultura original dois anos após a quebra do mercado de ações, em 1987.
Um dia depois da inauguração, movimentos políticos realizaram um ato no local protestando contra a fome. Os grupos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade, responsáveis pela manifestação, informaram por meio de redes sociais que o protesto ocorreu em razão do crescimento do desemprego, da fome e da superexploração do trabalho no país.
Em setembro, manifestantes entraram na B3 também para realizar protestos contra a fome. Os manifestantes levaram faixas e cartazes com frases como “sua ação financia nossa miséria” De acordo com as lideranças, as invasões ocorrem “de forma pacífica”.