O Rio Grande do Sul aguarda o envio de uma nova remessa de vacinas na Janssen para dar início ao processo de aplicação da segunda dose do imunizante. Na terça-feira, o Ministério da Saúde projetou reforçar, a partir desta sexta, a proteção do público vacinado com a fórmula, em todo o país. Na oportunidade, a pasta também reiterou que o intervalo entre as doses deve ser de ao menos oito semanas.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo federal ainda não sinalizou com o envio de novas doses do imunizante. Com isso, o órgão ainda não divulgou o cronograma de aplicação das doses de reforço da Janssen nos 303.624 gaúchos que foram imunizados com a fórmula.
Em contato com a reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) enfrenta o mesmo dilema, uma vez que não há estoques da Janssen no município. Até o momento, 43.875 porto-alegrenses receberam o imunizantes, que até então, previa uma dose única para completar o esquema vacinal.
Em alguns estados e no Distrito Federal, a vacina da Janssen imunizou preferencialmente profissionais da Educação, uma vez que havia pressão para o retorno ao ensino presencial. Em Porto Alegre, rodoviários receberam o imunizante prioritariamente.