Sistema 3As: RS volta a emitir Alerta após quatro meses

Região teve aumento no número de internados por coronavírus em leitos clínicos e de UTI

Após quatro meses, o Rio Grande do Sul, voltou a emitir, nesta quarta-feira, um Alerta no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. Em reunião comandada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Junior, a região Covid de Pelotas recebeu o indicador.

Conforme o Piratini, a área recebeu o alerta em virtude do aumento de 25,7% no total de pacientes de Covid-19 internados em UTI, uma variação de nove pacientes, na comparação com a semana anterior, além da alta de 5,1% no número de internações em leitos clínicos, também na comparação com a semana passada.

Além disso, a região recebeu o indicador que representa maior atenção e exige resposta ao quadro regional da pandemia num prazo de 48 horas, devido à baixa procura pela dose de reforço da vacina contra o coronavírus entre os idosos com 70 anos ou mais. Conforme o Piratini, a área está em último lugar no ranking entre as regiões, com 25,7% de vacinados com a dose de reforço, frente à média estadual de 45,1%.

Pelotas e as cidades do entorno já haviam recebido dois avisos em duas semanas consecutivas na última quinzena de outubro. Em nota, a Azonasul disse que a estratégia para reverter o alerta é fazer um rastreamento dos pacientes agravados, buscando idade, doses de vacina recebidas e se possuem comorbidades, por exemplo. Vigilâncias Sanitárias dos 22 municípios devem ser acionadas para isolar, efetivamente, os positivados com o coronavírus. Na manhã de sábado, uma reunião entre integrantes do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento a Covid-19 e prefeitos da região vai tratar sobre o assunto.

Se o Gabinete de Crise considerar inadequada a resposta, o governo pode estipular ações adicionais a serem seguidas na região.

Aviso

Além do Alerta para a região de Pelotas, a área de Cachoeira do Sul recebeu, pela segunda semana consecutiva, um Aviso por parte do Grupo de Trabalho (GT) Saúde. O indicador, considerado mais brando, se deve ao crescimento de 42,9% no número de internados com coronavírus em UTI, levando a região a atingir 125% de taxa de ocupação, conforme os técnicos do GT Saúde.

Durante a reunião desta quarta, as outras 19 regiões Covid não receberam Avisos ou Alertas do governo.