O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode fechar nesta semana o destino partidário em 2022. O escolhido deve ser o PL (Partido Liberal), comandado por Valdemar Costa Neto. A legenda concorria com outras duas para fechar com o presidente: o Progressistas e o Republicanos. Se isso ocorrer, o PL também deve receber dezenas de parlamentares aliados de Bolsonaro.
A negociação não está totalmente fechada, e a última reunião deve ser realizada na quarta-feira. O Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, e o senador Flávio Bolsonaro vêm auxiliando o presidente nas negociações.
O PL espera assinar a filiação do Presidente em dia 22 de novembro. No dia 17, uma reunião entre os principais líderes do partido deve comunicar oficialmente a filiação de Bolsonaro.
Mais cedo, nesta segunda-feira, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) disse que existe “uma grande possibilidade” de PL e PP disputarem coligados a próxima eleição presidencial. Ele também afirmou que, por conta das diferenças regionais, há chances de a sigla fazer diferentes coligações para o pleito do ano que vem.