Brasil deve doar 12,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

A iniciativa do governo federal é parte da meta definida no encontro do G20, em Roma, de imunizar 70% da população mundial

Foto: Guilherme Almeida / CP

O governo federal deve anunciar nos próximos dias a doação de 12,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 a países pobres. A iniciativa do Brasil é parte da meta definida no último domingo, no encontro do G20, em Roma, na Itália, de imunizar 70% da população mundial.

A reunião de cúpula, que reúne presidentes, ministros e demais líderes de 19 países e da União Europeia, entendeu a necessidade da ampliação de acesso a vacinas. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro no encontro, aprovou o número estipulado para até junho de 2022.

“É um compromisso dos líderes das 20 maiores economias do mundo e nós entendemos que é uma meta factível”, disse Queiroga.

Ainda segundo o ministro, o Brasil tem capacidade para “deixar de ser importador para ser exportador de vacinas”. Ao todo, o consórcio Covax Facility, liderado pela OMS, planejava distribuir 2 bilhões de doses em 2021. Até o momento, foram cerca de 400 milhões de doses distruídas.