Começa, nesta sexta-feira (29), a 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. A abertura do maior evento livreiro a céu aberto da América Latina acontece oficialmente às 17h, mas as bancas estarão abertas ao público a partir do meio dia. O evento, que marca o retorno da feira à Praça da Alfândega, movimentará o cartão postal da cidade até o dia 15 de novembro e terá o escritor Fabrício Carpinejar como seu patrono.
O gaúcho além de escritor premiado e jornalista, com larga experiência em programas de rádio e televisão, possui mais de três milhões de seguidores nas redes sociais. Carpinejar já escreveu mais de 47 livros e recebeu mais de 20 prêmios literários, entre eles, duas vezes o Prêmio Jabuti.
O grande evento de abertura da feira será uma conversa com a poeta e ativista americana Alice Walker. A autora do livro ‘A Cor Púrpura’ irá abordar no bate-papo assuntos relacionados à cultura negra e a busca da identidade. Já às 19h30, na live ‘Para Ler e Escrever um Novo Mundo’, as escritoras Andréa Del Fuego, Eliane Marques e Luci Collin falam sobre livros, literatura e suas produções literárias.
Neste ano a feira contará com 56 expositores e a programação de eventos ainda seguirá de forma híbrida, sendo transmitida através do canais oficias da Câmara Rio-Grandense do Livro e também da Feira do Livro. A agenda terá eventos on-line produzidos em um estúdio instalado no prédio do Memorial do RS, localizado na própria praça da Alfândega, e alguns presenciais. A programação completa do evento pode ser consultada no site do evento que também abrigará as lojas virtuais dos expositores.
Tanto as barracas, quanto as lojas digitais, oferecem uma ampla gama de livros nacionais, estrangeiros, digitais e acessíveis a preços reduzidos. A área geral da feira vai funcionar diariamente, das 12h30 às 19h30, e a área infantil e juvenil, das 10h às 19h30. Em toda a programação presencial serão observados os protocolos de prevenção à Covid-19.