A fronteira terrestre entre Uruguaiana e Paso de los Libres foi reaberta nesta quarta-feira, conforme decisão das autoridades argentinas. A travessia estava fechada desde março de 2020, devido à pandemia, e apenas caminhões de cargas faziam a passagem. A reabertura para ingresso no país vizinho ocorre de forma parcial e mediante cumprimento de protocolos sanitários emitidos pelo governo provincial.
Conforme nota do Ministério do Interior e Transporte da Argentina, por meio da Secretaria de Interior e do Centro de Fronteira de Paso de los Libres – Província de Corrientes, o ingresso de brasileiros está habilitado das 8h às 16h, com cota de 300 pessoas por dia. Os cidadãos devem ter o esquema completo de vacinação anotado ao menos 14 dias antes do ingresso, apresentar teste de PCR negativo em origem com 72 horas prévias e preencher a declaração migratória. Também é necessário ter seguro viagem com cobertura exclusiva para Covid-19 para os dias de permanência e fazer a prova de antígeno ao ingressar no país.
Em Uruguaiana, a informação foi recebida com entusiasmo pelos segmentos comerciais e empresariais, bem como por famílias que vivem em ambos os lados e separadas desde março de 2020 devido à proibição de tráfego de veículos particulares e pessoas.
A reabertura total deve ocorrer em 1º de novembro para todos que estiverem com o esquema vacinal contra a Covid completo.