A cidade de Guaíba vai ganhar um novo empreendimento com destaque para as tradições do estado, onde todas as áreas de lazer serão peças e adornos voltados ao tradicionalismo. O prédio Solar dos Pampas, com 13 pavimentos totalizando 208 unidades divididas em duas torres, é um resultado de R$ 30 milhões em investimentos da Flex Construtora e Incorporadora.
O valor por unidade parte de R$ 220.575,45, tendo a possibilidade de 100% de financiamento. O Solar dos Pampas será construído na Avenida Lourival Luiz da Cunha (já em fase de duplicação), junto à Avenida Nestor de Moura Jardim, onde em breve será feita nova rótula, principal vetor de desenvolvimento da região, e acesso fácil à BR116. A construção deverá gerar mil postos de trabalho, que serão rotativos durante os 24 meses da obra.
No salão de festas, essa memória afetiva do tradicionalismo gaúcho será retratada nos lustres com design de roda de carroça, bem como nos materiais couro e madeira, utilizado em poltronas de design moderno. Já no salão gourmet, acima da bancada foi projetado um pendente como se fosse um caibro (estrutura rústica de base do telhado), além das mesas e cadeiras em madeira de tábua também rústica. E na parte externa do prédio o fogo de chão, com bancos de madeira em volta, para que as pessoas se reúnam e aproveitem o local.
O condomínio contará ainda com horta, pomar e bicicletário. Outro diferencial do Solar dos Pampas são as duas opções de plantas dos apartamentos com aproximadamente 50 metros quadrados, sacada e churrasqueira nas unidades, além da possibilidade de apartamento Garden. O projeto é assinado pela OSPA arquitetura.