A indústria de eletrodomésticos prepara novidades com muita inovação. Os fabricantes apostam na eficiência energética com refrigeradores com inteligência artificial para mapear o comportamento de uso, de ar-condicionado que trabalham sem ventilação e fornos elétricos com vedação extra para gerar mais calor. Tudo, para ajudar no alívio da conta de luz dos clientes.
Mas um detalhe nisso tudo chama a atenção: dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) indicam que 80% dos consumidores brasileiros ainda não possuem eletrodomésticos com classificação de consumo mais eficiente, partindo do selo A.
Até o tradicional chuveiro elétrico, um dos focos do consumo de energia, se modernizou nos últimos anos, e ganhou circuitos eletrônicos, que regulam com mais precisão o calor da água, em relação às opções mais restritas como “inverno” e “verão” dos modelos elétricos. Com um inverno mais rigoroso, este ano, as vendas deste item cresceram 49%, de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.