O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), retoma nesta segunda-feira (11) suas funções à frente do Paço Municipal. O político passou a última semana na Espanha, onde cumpriu inúmeras agendas voltadas à captação de investimentos, e retornou à Capital ontem. Ao todo, foram oito dias longe da sede do Executivo.
Em uma rede social, o emedebista informou que o seu primeiro compromisso será o velório de Renato Abreu. Conhecido como Renatinho, ele tinha 61 anos e era considerado o braço direito do ex-senador Pedro Simon. Ele morreu, no Hospital São Francisco, em decorrência de um câncer de faringe, diagnosticado há dois anos.
Acabo de retornar a Porto Alegre depois de cumprir uma série de agendas durante missão internacional na Espanha. Meu primeiro compromisso será o velório do grande parceiro de caminhada Renato Abreu. Depois, cumprirei inúmeras agendas no Paço Municipal. Vamos em frente.
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) October 11, 2021
Ricardo Gomes (DEM) exerceu o cargo de prefeito em exercício na semana passada, com exceção do período entre segunda e quarta-feira – quando o presidente da Câmara, Márcio Bins Ely (PDT) ficou à frente do Executivo. Nesta tarde, Melo tem reuniões marcadas com o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e o diretor-geral do Previmpa, Rodrigo Costa.
Missão europeia
A principal novidade trazida pelo prefeito da viagem à Europa foi a confirmação de que a próxima edição do evento South Summit acontecerá em Porto Alegre. Esta será a primeira vez que o encontro, um dos maiores do mundo no âmbito da inovação, será realizado fora do Velho Continente.
Melo também comemorou o retorno da Capital ao projeto Cidades Educadoras, que é uma rede integrada por 500 municípios de 36 países. Nos últimos dias da agenda, que percorreu diversas cidades espanholas, a delegação da administração municipal visitou parques tecnológicos e promoveu reuniões na tentativa de captar investimentos.