O Prêmio Nobel de Economia foi anunciado pela Real Academia de Ciências da Suécia nesta segunda-feira, (11), a três especialistas da economia experimental: o canadense David Card, que levou metade do prêmio, o americano Joshua Angrist e americano-holandês Guido Imbens.
Card estudou os efeitos do salário-mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho, destacando que o aumento do salário-mínimo não necessariamente diminui a oferta de empregos; que a renda de pessoas nascidas em outros países pode melhorar com a imigração, enquanto pessoas que imigraram mais novas correm o risco de serem afetadas negativamente. Além disso, descobriu-se que os recursos nas escolas são muito mais importantes para o sucesso profissional dos alunos do que se imaginava.
Os outros dois vencedores trabalharam na causa e efeito que podem ser tiradas de experimentos naturais. A estrutura desenvolvida por eles tem sido amplamente adotada por pesquisadores que trabalham com dados observacionais. Os vencedores receberam a soma de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,14 milhão.