O varejo gaúcho projeta resultado de cerca de R$ 450 milhões em vendas no Dia das Crianças, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS). A entidade acredita em um crescimento de até 10% na comparação com o mesmo período de 2020. Esse otimismo decorre do movimento no comércio nos últimos dias.
O presidente da FCDL/RS, Vitor Augusto Koch, atribuiu o cenário ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul, a consequente maior circulação de consumidores e, especialmente, pelo fator emocional que envolve a data, com os pais querendo agradar a criançada.
Segundo o dirigente, o ticket médio gasto com os presentes das crianças deve ficar na faixa de R$175. Os brinquedos devem liderar a preferência dos consumidores que querem presentear crianças de 5 a 12 anos, com destaque para bonecas, carros articulados, jogos e brinquedos de montar. Para os adolescentes, a intenção de compra maior passa pelos itens da área tecnológica, como smartphones e drones, além de artigos de informática e vestuário.
Em Porto Alegre, conforme levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o ticket médio deve ser de R$ 150 por presente. A pesquisa ainda mostrou que 67% dos comerciantes afirmaram que a alta dos preços deve impactar no valor final dos produtos e também nas vendas, embora a maior parte acredite em desempenho superior ao de 2020.
Além dos brinquedos (56%), os lojistas apontaram para o reforço de uma tendência importante: a valorização da compra de produtos e serviços que envolvam experiências em família (33%), que incluem viagens curtas e passeios como opção para a data comemorativa.
Consumidor deve dar preferência ao comércio de rua
O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou, ainda, que a intenção de comprar no comércio de rua é maior que nas lojas de shopping, ao contrário do ano passado, quando os shoppings lideraram a preferência.
O comércio de rua é citado por 56% dos entrevistados, contra 39% em 2020. Já as lojas de shopping foram mencionadas por 39,7% das pessoas, contra os 45,4% do ano passado. O e-commerce também deve registrar leve queda nas intenções, com 16,9%, ante 23,4% em 2020.
Filhos, netos, sobrinhos e afilhados devem ser os pequenos mais presenteados, conforme a sondagem. Crianças carentes também foram citados na pesquisa, assim como amigos, primos e filhos de amigos.