Porto Alegre: TRT4 relata ataque cibernético, mas minimiza dano

Desde o incidente, equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações executa medidas de  isolamento e contenção

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região | Foto: Secom/TRT4

Um dos sistemas remotos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre, sofreu um ataque cibernético. Em nota, a administração do órgão comunicou que o caso ocorreu no último dia 30, por volta do meio-dia, quando foram “detectados registros suspeitos de atividades maliciosas na infraestrutura tecnológica do TRT4”.

Ainda conforme a nota do TRT4, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) executou medidas de isolamento e contenção dos danos potenciais, com o objetivo de preservar a segurança e a integridade das informações.

Desde que os trabalhos começaram, o tribunal destacou que “não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais tendo sido assegurada a disponibilidade do Processo Judicial eletrônico (PJe) durante todo o período”.

Até nesta segunda-feira, o departamento seguia trabalhando para avaliar a extensão do incidente com o intuito de “restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional da forma mais ágil possível”.

O comunicado também salienta que o TRT4 vai adotar as medidas legais cabíveis a respeito da situação.