Começa a funcionar nesta segunda-feira, 04 de outubro, o novo limite de R$ 1.000 para transações realizadas pelo Pix no horário das 20h às 6h. A restrição de valor foi anunciada pelo Banco Central após o crescimento do número de casos de furtos de celular e sequestros relâmpago para que bandidos fizessem transferências por Pix para contas de laranjas.
Conforme a orientação do banco, esse limite poderá ser alterado a pedido do cliente, mas as instituições deverão estabelecer prazo de 24 horas a 48 horas para a efetivação do aumento. Os clientes terão a opção de cadastrar contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo limites mais baixos para as demais transações.
Mas as mudanças não terminam por aí. A partir de 16 de novembro, os bancos poderão bloquear por até 72 horas as transações suspeitas com Pix. Segundo o BC, esse prazo de bloqueio permitirá que a instituição faça uma análise da possível fraude, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários.