Fiscalização percorre comércios e flagra aglomeração no Largo dos Açorianos

Segundo a prefeitura, cerca 250 jovens desrespeitavam os protocolos

Desta vez, não foram registradas ocorrências nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. Foto: Robson da Silveira/PMPA

A madrugada deste sábado (2) foi atípica em Porto Alegre. Mesmo com o tempo firme e temperatura agradável, não foram registradas grandes aglomerações nas principais vias da cidade. A força-tarefa integrada – que une agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Diretoria de Fiscalização e EPTC – flagrou apenas uma infração aos protocolos sanitários.

No Largo dos Açorianos, localizado no Centro Histórico da Capital, 250 pessoas estavam aglomeradas. Os jovens, que não usavam máscaras de proteção, consumiam bebidas alcoólicas e ouviam música no local. Eles foram orientados a voltar para casa. Enquanto isso, nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, a noite foi tranquila.

Também houve a fiscalização do cumprimento das regras impostas pela prefeitura aos estabelecimentos comerciais. “O trabalho realizado visa manter os protocolos para garantir a segurança sanitária e ao mesmo tempo assegurar a população o direito ao lazer”, explica o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Balada Segura

Além dos protocolos que visam o combate à Covid-19, os agentes observaram as regras de trânsito. Uma barreira foi feita na rua Olavo Barreto Viana, no bairro Moinhos de Vento, para a abordagem dos veículos na Operação Balada Segura. Ao todo, 54 automóveis foram vistoriados. Destes, 29 acabaram autuados e seis recolhidos.

Denúncias

A maior parte dos locais visitados pelas equipes é selecionada através de denúncias. A orientação é de que as infrações ao decreto de prevenção à Covid-19 em Porto Alegre – dentro, ou fora de estabelecimentos comerciais – sejam reportadas nos números 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.