Cai para 13, nesta sexta-feira, o número de pontos de aplicação da segunda dose da AstraZeneca em Porto Alegre, em razão do esgotamento dos estoques no imunizante contra o coronavírus produzido pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. No fim da tarde desta quinta-feira, já não havia imunizantes para completar o esquema vacinal em algumas unidades, como Modelo, Santa Cecília e Shopping João Pessoa.
O intervalo para vacinação entre as duas doses é de dez semanas, podendo receber a segunda, nesta sexta, quem tomou a primeira até 23 de julho. Os locais de vacinação podem ser conferidos no site da prefeitura. A expectativa é de que a próxima remessa de AstraZeneca seja entregue ao município na segunda-feira.
A quantidade reduzida de doses não atinge as vacinas produzidas pela BioNTech (Pfizer) e pelo Butantan (Coronavac). A da Pfizer vai ser aplicada, nesta sexta-feira, em nove farmácias parceiras e 36 unidades de saúde, além do Shopping João Pessoa e Largo Glênio Peres e na Praça Lampadosa. O intervalo de aplicação entre as doses sé de oito semanas. Podem buscar a segunda pessoas que tomaram a primeira até 6 de agosto.
Com relação à segunda dose de Coronavac, segue mantido o intervalo de 28 dias. Quem recebeu a primeira dose até 3 de setembro já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.
Primeira dose
Porto Alegre segue vacinando pessoas com mais de 12 anos nesta sexta-feira, no Shopping João Pessoa, das 9h às 21h, no Largo Glênio Peres, das 13h às 19h, e na Praça Lampadosa (av. 21 de abril, 792 – Sarandi), das 9h às 17h. A primeira dose também pode ser encontrada em 36 unidades de saúde, sete delas atendendo das 8h às 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza) e as demais entre 8h e 17h. A imunização também ocorre em nove farmácias parceiras, das 9h às 17h.
O Rolê da Vacina vai à unidade de saúde Santa Fé, no Rubem Berta, das 8h às 17h. Para receber a primeira dose é preciso apresentar documento de identidade com CPF.
Dose de reforço
Podem receber a terceira dose – de reforço – pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 31 de março e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 2 de setembro.
Para receber a terceira, é preciso apresentar documento de identificação e carteira de vacinação com o registro das duas doses anteriores. Para imunossuprimidos, é necessário também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.