A prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt autorizou o início das obras de infraestrutura de macrodrenagem em dois grandes trechos por onde passa o arroio Manteiga, no bairro Rondônia. No primeiro trecho será construída uma nova infraestrutura de esgoto pluvial na Rua Dr. João Daniel Hillebrand entre as ruas General Cândido Mariano da Silva Rondon e Minas Gerais. No local, o arroio Manteiga receberá uma galeria pré-moldada de concreto, com 56 metros de comprimento, com quatro metros de largura, por dois metros de altura, assim, canalizando o arroio, auxiliando a vazão da água no trecho, saindo os antigos pontilhões de madeira e melhorando a macrodrenagem.
A construção terá uma capacidade de suporte de 45 toneladas para trânsito de veículos. A rua Dr. João Daniel Hillebrand receberá também 204 metros de asfalto, com nove metros de largura, além de uma nova sinalização viária e passeio público, com acessibilidade, de 1,5 metro em cada lado da via. Essas obras melhorarão também a mobilidade urbana, sendo mais uma alternativa para ligar os bairros Canudos ao Santo Afonso. “São obras de infraestrutura que beneficiarão muito as condições de vida daquela comunidade, sendo uma reivindicação muito antiga. Estamos muito satisfeitos em realizar isso para os moradores, por ser tratar de uma demanda de no mínimo 30 anos”, comenta a secretária de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Greyce da Luz.
O segundo trecho de obras será na Rua General Cândido Mariano da Silva Rondon entre as ruas Mato Grosso e Bahia. No local, será construída uma galeria de 46 metros de comprimento, por três metros de largura e dois metros de altura, também canalizando o arroio Manteiga e minimizando os riscos de alagamentos. A via também receberá 108 metros de asfalto, com sete metros de largura, nova sinalização viária e passeios públicos com acessibilidade. Para melhorar ainda mais a macrodrenagem no bairro será construída uma nova rede de drenagem de água pluvial, com 106 metros de comprimento e um metro de diâmetro, conectando as redes da rua Dr. João Daniel Hillebrand e a General Cândido Mariano da Silva Rondon, desembocando as águas no arroio Manteiga. Os investimentos nas obras serão de mais de R$ 1,5 milhão e terão execuções pela empresa Construsinos.