Seis pessoas foram presas preventivamente, nesta sexta-feira (24), em decorrência de uma operação de combate aos crimes de extorsão e associação criminosa. A força-tarefa recebeu o nome de “Extremo”, e mobiliza 20 agentes da Polícia Civil em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, na Serra. Dentre os investigados, há dois homens e três mulheres.
Ao todo, foram expedidas dez ordens judiciais, sendo seis de prisão preventiva e quatro de busca. O grupo entrou na mira das autoridades após um caso registrado em Viamão, no qual uma vítima do “Golpe dos Nudes” tirou a própria vida após ser chantageada pelos criminosos.
A polícia recolheu, ao menos, dois celulares junto aos suspeitos. A expectativa é de que os aparelhos contribuam para o esclarecimento de mais ocorrências do tipo.
Golpe dos Nudes
O crime consiste no uso de perfis falsos na Internet para a abordagem das vítimas. Na maior parte dos casos, os escolhidos são homens de meia idade. Os bandidos usam fotos de mulheres jovens e atraentes para seduzir os alvos – e, após uma troca de fotos, ligam para eles se passando pelos pais delas.
Na extorsão, os criminosos alegam que as fotos pertencem a uma adolescente, e pedem dinheiro para que a polícia não seja acionada. Com medo, a vítima cede e acaba sendo chantageada. Em outros casos, os criminosos se passam por delegados e pedem dinheiro para arquivar um suposto inquérito – que, naturalmente, nunca existiu.