Covid: adolescentes com 14 anos sem comorbidades podem se vacinar a partir desta quarta, em Porto Alegre

Público pode buscar imunização em 60 pontos da cidade

Foto: Guilherme Almeida/CP

A partir desta quarta-feira, adolescentes com 14 anos ou mais sem comorbidades começarão a ser imunizados contra o coronavírus, em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os jovens poderão buscar 60 pontos de vacinação, entre 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras, além do Shopping João Pessoa, do Largo Glênio Peres, dos drive-thrus do Bourbon Wallig e do Barra Shopping Sul e da Escola de Samba Imperadores do Samba. Todos receberão o imunizantes da Pfizer (veja horários e endereços ao fim da matéria).

Mais cedo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) decidiram manter a vacinação para os adolescentes sem problemas prévios de saúde em cidades gaúchas. Definiram, ainda, que parte da remessa de 376.740 doses da Pfizer que chegaram durante o feriadão vai ser destinada a avançar na vacinação de adolescentes.

Além dos jovens, públicos contemplados anteriormente na campanha também podem seguir se imunizando contra a doença.

Documentação

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Já os adolescentes de 12 e 13 anos com comorbidades devem comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, por exemplo).

Segunda dose

Em relação ao imunizante da Pfizer, podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 28 de julho. A dose pode ser encontrada em todos os pontos de vacinação.

Já a segunda dose da Coronavac vai estar disponíveis em 15 unidades de saúde, no Largo Glênio Peres, no Shopping João Pessoa e na Escola de Samba Imperadores do Samba. A da AstraZeneca pode ser buscada em 33 unidades de saúde, no Largo Glênio Peres, no Shopping João Pessoa e na Imperadores do Samba. Podem receber esses imunizantes pessoas vacinadas com a Coronavac até 25 de agosto e com a AstraZeneca até 14 de julho.

Para a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço

Podem receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até 22 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 25 de agosto. A dose extra pode ser encontrada em todos os pontos de imunização.

Para a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Serviço 

O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: pessoas com 14 anos ou mais
Onde: 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, drive-thru Bourbon Wallig, drive-thru Barra Shopping Sul e Escola de Samba Imperadores do Samba)
Endereços e horários: confira no link

O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
Onde: 15 unidades de saúde, Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa e Escola de Samba Imperadores do Samba
Endereços e horários: confira no link
Onde: App 156+POA (agendas para a Unidade Bananeiras)

O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas
Onde: 33 unidades de saúde, Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa e Escola de Samba Imperadores do Samba
Endereços e horários: confira no link
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)

O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech
Público: pessoas que receberam a primeira dose há oito semanas ou mais
Onde: 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, drive-thru Bourbon Wallig, drive-thru Barra Shopping Sul e Escola de Samba Imperadores do Samba)
Endereços e horários: confira no link

O quê: terceira dose (dose de reforço)
Público: idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses ou mais e imunossuprimidos
Onde: 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e quatro pontos de vacinação (Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, drive-thru Borubon Wallig, drive-thru Barra Shopping Sul e Escola de Samba Imperadores do Samba)
Endereços e horários: confira no link