Porto Alegre espera ampliar vacinação para adolescentes sem comorbidades nesta semana

Decisão, entretanto, depende da quantidade de doses da Pfizer que o município deve receber nesta terça

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Adolescente entre de 12 a 14 anos sem comorbidades deverão ser os próximos a ter acesso a vacina contra ao coronavírus em Porto Alegre. Em entrevista ao Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta segunda-feira, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, afirmou que a partir do recebimento de novas doses vai ser possível avançar na imunização desse público, possivelmente a partir de quarta-feira.

Contudo, para que a possibilidade seja concretizada, o município precisa receber um determinado percentual de vacinas com a fórmula da Pfizer – utilizada para a vacinação de adolescentes – das cerca de 927 doses doses recebidas pela Secretaria Estadual durante o feriadão. O quantitativo vai ser definido a partir de uma reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS).

“A reunião deve ocorrer amanhã pela manhã e a entrega das doses na parte da tarde ou na quarta, pela manhã. Portanto, a partir de quarta, a tendência é que teremos esta novidade. Havendo essa continuidade de termos 57 pontos de vacinação também poderemos vacinar jovens de 12 a 14 anos de maneira conjunta”, afirmou Sparta.

Na faixa etária dos 12 aos 14 anos sem problemas prévios de saúde, a SMS calcula que 54 mil jovens devem receber as doses. Dos 15 aos 17 anos, grupo já habilitado para receber a vacina, dos 50 mil jovens, 29 mil receberam a imunizante até a última sexta.

Terceira dose em faixa etária menor 

Além do avanço da vacinação para os adolescentes, o secretário também destacou que está sendo estudada a hipótese de baixar a idade – atualmente estabelecida em 70 anos – para os idosos que recebem a terceira dose de reforço contra a doença, em um curto espaço de tempo.