O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou pelo Twitter nesta segunda-feira (13) que uma comissão geral na Câmara dos Deputados deve discutir, na manhã desta terça-feira, a alta nos preços dos combustíveis.
Na postagem, o presidente da Câmara questiona o papel da Petrobras nos preços e diz que a empresa deve ser lembrada que os brasileiros são seus acionistas. A sessão terá como convidado o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna.
Aumentos
A Petrobras anunciou em agosto um aumento de cerca de 3,5% no valor médio da gasolina em suas refinarias, para R$ 2,78/litro, citando alinhamento com a paridade internacional. Além da cotação nas refinarias, os preços nos postos dependem de fatores como a adição obrigatória de biocombustíveis e margens de distribuição e revenda.
O tema de alta dos preços dos combustíveis tem sido uma questão polêmica do governo de Jair Bolsonaro. Desde que Luna assumiu a presidência da empresa, em 19 de abril, a estatal tinha realizado duas reduções de preços da gasolina e uma alta, enquanto no diesel houve uma alta e uma queda.
Luna substituiu Roberto Castello Branco, que deixou a empresa devido a descontentamento de Bolsonaro com mudanças mais frequentes nas cotações efetuadas pela administração anterior.