Subiu para 19 o número de cidades atingidas pela chuva, conforme levantamento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. No boletim informativo da tarde desta quarta-feira, o órgão contabiliza 15 cidades atingidas por tempestade com granizo nos últimos dias, duas com alagamentos e outras duas com chuvas intensas.
Pelo menos 3.285 pessoas foram diretamente afetadas. Foram incluídas à lista durante o dia, as cidades São Lourenço do Sul, Maçanbará, São José do Norte e Arroio Grande, que se somaram a Pejuçara, Ijuí, Santana do Livramento, Uruguaiana, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Santa Maria, São Vicente do Sul, Santiago, Panambi, São Francisco de Assis, Unistalda, Cachoeira do Sul, Nova Esperança do Sul e São Pedro do Sul.
Em São Lourenço do Sul não foram registrados danos graves, mas a Defesa Civil estima que será necessário realocar famílias que vivem perto do Arroio São Lourenço. Já em Maçanbará, três famílias tiveram danos nos telhados de suas casas, às quais foram distribuídas lonas. Em São José do Norte houve problemas em telhados de três residências e em Arroio Grande, 14 moradias foram destelhadas.
Em Pejuçara, a chuva trouxe danos em lavouras de trigo. Em Ijuí, cerca de 600 residências tiveram algum tipo de estrago. A Defesa Civil entregou 3.300 m² de lonas para as famílias atingidas. Já em Panambi, 40 casas ficaram destelhadas pela chuva de granizo. E em São Pedro do Sul, 30 residências seguem afetadas e parte da cidade está sem energia elétrica.