44ª Expointer marca retomada de público nos grande eventos do RS

Feira ocorre de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Primeiros visitantes começaram a entrar no Parque Assis Brasil depois de dois anos de espera | Foto: Alina Souza/CP

A 44ª edição da Expointer, iniciada neste sábado (04), marcou a retomada da volta do público em grandes eventos no Rio Grande do Sul. Ao longo da manhã, famílias aproveitaram o tempo estável para trazer, principalmente, as crianças para visitar a feira, que ocorre até o dia 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Entre os visitantes, que não precisam apresentar exame RT-PCR para ingressar no parque, estava a professora Gislaine, moradora de Gravataí, que aproveitou para vir com o marido e trazer a filha para conhecer os animais.

“Nós tínhamos medo, receio, mas lemos os protocolos no site e vimos que era seguro. Depois de ficar em casa, com um ano de pandemia, decidimos trazer a pequena para ver os animais, que ela gosta muito”.

A abertura, ocorreu por volta das 9h, com a presença de autoridades, entre as quais, o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, e a secretária estadual de Agricultura, Silvana Covatti.

Para Ranolfo, a retomada da presença de público nesta edição é emblemática. “Esse ano para nós, em termos de agro, é um grande ano. Tivemos uma super safra, recebemos a certificação de zona livre da febre aftosa e, para completar, temos a presença novamente do público, cumprindo todos os protocolos, fazendo com que sirva de exemplo para todo o Brasil”

Na mesma linha, a secretária Silvana Covatti destacou que a expectativa em relação à realização da feira é grande. Além disso, segundo a titular da Agricultura, a Expointer acontece em um momento importante, principalmente para a economia do Estado.

“Eu vejo que o povo está com vontade de ver e assistir coisas novas. Então, com a segurança do parque, somada a safra recorde e a economia dando a sua volta, o parque vai ser um grande exemplo pra isso”.

Durante a feira é esperada a presença de 135 mil pessoas, sendo 15 mil por dia, que é o limite de público imposto pela pandemia no parque, que fica aberto das 8h às 19h30.

Além dos animais e dos pavilhões da agricultura familiar, comércio e internacional, os visitantes poderão prestigiar workshops, shows online e seminários envolvendo o setor da agricultura e do agronegócio.