Expointer: Jornada NESPro aborda protagonismo do agronegócio Brasil  

Durante os dois dias de evento, serão ministrados palestras e painéis sobre o futuro da cadeia de carne

A XVI Jornada NESPro & V Simpósio Internacional sobre Sistemas de Produção de Bovinos de Corte vai ocorrer nos dias 8 e 9 de setembro, na 44ª Expointer. Promovido pelo  Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPro/UFRGS), o evento on-line vai abordar a tendência do setor agropecuário no país na palestra “O protagonismo do agronegócio no futuro do Brasil”, que vai ocorrer o dia 9 de setembro. Uma das palestrantes é a bióloga e doutora em Zootecnia pela UFRGS, Ana Carina Vasconcelos, que é líder de equipe no Shiok Meats, em Singapura, na Ásia, e atua na produção de carne de origem animal em laboratório, processo que dispensa o sacrifício do animal. “É uma alternativa para quem não pode comer carne ou opta por não fazê-lo por motivos culturais ou pessoais”, explica.
Para a especialista, participar da jornada NESPro é uma oportunidade de levar esses conhecimentos científicos para toda a sociedade. “´É um evento de grande importância no país, que proporciona mais acesso à informação para que as pessoas saibam o que ocorre no Brasil e no mundo”, reforça.

Já a palestra “Eficiência e agregação de valor na produção de carne bovina” será apresentada pelo advogado e proprietário da OD Consultoria e membro World Agriculture Forum (WAF), Osler Desouzart. A temática da exposição será a China e o impacto global do mercado de carnes, além das projeções para a próxima década. Desouzart considera muito positivo incluir a jornada NESPro na programação da Expointer por essa ser uma feira que congrega as maiores forças produtivas do Rio Grande do Sul. “ Levar a academia para os que a transformarão em produção competitiva e sustentável é usar a ciência para fazer mais por mais pessoas”, acredita.
Durante os dois dias de evento, serão ministrados palestras e painéis sobre o futuro da cadeia de carne. As inscrições para assistir às apresentações podem ser feitas até o dia 9 de setembro. Até agora, são mais de 800 inscritos no evento.