Uma reunião de mediação, no fim da tarde desta terça-feira, entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), o Sindimetrô-RS, a Comissão de Negociação e a Trensurb, definiu por renovar por 30 dias o atual acordo coletivo para dar continuidade às negociações. Novo encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 16h30min, também no TRT4.
A categoria entrou em estado de greve devido a um impasse na negociação coletiva com a empresa. Os trabalhadores são contrários à retirada de cinco cláusulas do acordo coletivo de trabalho, proposta pela Trensurb, além de reivindicar reajuste salarial.
Em nota, a Trensurb informou que mantém as negociações com o Sindimetrô-RS. “Dos cinco sindicatos que representam as categorias de trabalhadores da Trensurb, dois já aceitaram a proposta de acordo”, cita o texto. A empresa também revela que pediu ao Sindimetrô o adiamento das paralisações previstas para setembro.
Segundo o presidente da entidade sindical, Luis Henrique Chagas, está mantida a greve de 24 horas prevista para o dia 9, a ser ratificada em assembleia no dia 8. Uma mudança nos planos do sindicato só deve ser avaliada em caso de apresentação de uma nova proposta. “Hoje, o que a Trensurb nos oferece é apenas retirada de conquistas históricas. A gente espera uma proposta que dê pra, no mínimo, discutir com os trabalhadores”, disse Chagas.
O sindicato também planeja um protesto na abertura da Expointer, marcado para 4 de setembro, em Esteio. Um carro de som deve ser mobilizado para essa ação. Já no feriado de 7 de setembro, o grupo se concentra no Parque da Redenção, às 13h30min.