A medalha de bronze conquistada em 29 de julho nos jogos olimpícos de Tóquio teve uma sensação diferente para a judoca gaúcha Mayra Aguiar. Para ela, essa foi a conquista mais importante da carreira até o momento. A atleta desembarcou, com Daniel Cargnin, em Porto Alegre no fim da manhã desta terça-feira. Os dois medalhistas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 foram recebidos por familiares e torcedores.
“Foi a mais difícil, a mais complicada, a que mais mexeu comigo nestes últimos tempos”, revelou Mayra, enquanto era recebida com festa em Porto Alegre. A atleta da Sogipa lembrou que os últimos anos foram difíceis, marcados pelas limitações de treinos durante a pandemia e de uma cirurgia que realizou recentemente. “Mas quando conquistei essa medalha, fez tudo valer a pena, acabou sendo uma conquista muito mais gostosa”, disse, emocionada.
Mayra também contou sobre a rotina e os protocolos que ela e os colegas, entre eles Daniel Cargnin, que também conquistou um bronze no judô, enfrentaram em Tóquio. No entanto, a rotina rígida com exames garantiu segurança aos competidores: “Foi muito diferente, uma olimpíada diferente de todas”, relatou.
“Quando terminou, eu chorei porque eu sou muito grato a todo mundo, porque é um caminho muito difícil”, concluiu Daniel, lembrando que Mayra era uma inspiração para ele.
Após serem recepcionados pela população porto-alegrense em um desfile no caminhão aberto, os judocas medalhistas foram ao Palácio Piratini encontrar o governador Eduardo Leite. Ele parabenizou o grupo e exaltou o esforço dos atletas.
“Saibam que, quando vocês sobem ao pódio, sobe um monte de gente com vocês, pessoas que ajudam e as que torcem, ou seja, subimos todos nós. Parabéns, essa medalha é merecimento pelo esforço de vocês. Saibam que são exemplo e servem de inspiração para muita gente, especialmente jovens que ganham motivação a partir de vocês para praticar esporte e, quem sabe, também chegar às Olimpíadas um dia”, disse Leite.
A agenda de celebrações desta terça-feira também incluiu um encontro com o prefeito Sebastião Melo, onde os atletas da Sogipa receberam a “chave da cidade”. Com as medalhas no peito, os dois atletas fizeram o percurso acompanhados de familiares e amigos, além de outros três judocas da Sogipa que estiveram em Tóquio: Maria Portela, Ketleyn Quadros e Rafael Macedo.