A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre autorizou que, a partir da semana que vem, pessoas que comprovarem motivos profissionais ou acadêmicos possam antecipar a segunda dose da vacina contra o coronavírus. A medida começa a vigorar a partir de segunda-feira.
A Nota Técnica divulgada hoje prevê que só possam ser beneficiadas com a medida pessoas que não puderem a segunda dose no prazo estipulado pela Secretaria. Ainda assim, devem continuar sendo respeitados os prazos mínimos previstos nas bulas de cada laboratório: 14 dias para a Coronavac/Butantan, 21 dias para a Pfizer e 30 no caso da AstraZeneca/Fiocruz.
Para antecipar a segunda dose, a pessoa precisa apresentar documentos que comprovem agenda profissional no exterior ou intercâmbio estudantil/acadêmico. A prefeitura explica que não serão aceitos outros motivos, como consultas médicas, cirurgias, congressos e outros eventos, mudança de endereço e viagens a turismo. O beneficiado deve apresentar declaração comprovando a atividade a qual se destina e a necessidade de deslocamento até o local.
Veja detalhes da documentação necessária:
– Agenda profissional no exterior: documento que comprove a participação em atividade profissional com a modalidade (presencial), com data de início e término da atividade, onde conste o nome completo e CPF do vacinado.
– Intercâmbio estudantil/acadêmico no exterior: comprovante de aceite na universidade/escola de destino com a modalidade (presencial) e data prevista para início e término das aulas, onde conste o nome completo e CPF do vacinado.
– Não serão aceitos outros motivos (consultas médicas, cirurgias, congressos e outros eventos, mudança de endereço, viagens a turismo) para a antecipação da segunda dose.