A recém-nascida que precisou ser internada, em um hospital de Santa Rosa, após ser arremessada da janela de um ônibus em movimento, pela própria mãe, em Panambi, no Noroeste gaúcho, teve alta na tarde desta terça-feira. Internada desde 30 de junho no Hospital Vida & Saúde, a bebê permaneceu 24 dias na UTI Neonatal e três dias na UTI Pediátrica da Instituição.
Na semana passada, o Ministério Público denunciou a mãe da menina por tentativa de homicídio. A denunciada, que assumiu a autoria, segue presa preventivamente por decisão do Juízo da 1ª Vara da Comarca de Panambi.
Em nota, o hospital disse que a menina, batizada de Ana Vitória pelos familiares, “recebeu alta com uma melhora significativa e progressiva em relação ao quadro clínico inicial, não sendo possível, entretanto, determinar possíveis sequelas futuras” do ocorrido.
A bebê vai ficar aos cuidados do Conselho Tutelar de Panambi, devendo receber acompanhamento neuropediátrico, com avaliações regulares.
O caso
A jovem, de 20 anos, deu à luz uma menina no banheiro de um ônibus. Após o nascimento, ela colocou a filha em um saco de lixo e, com o veículo em movimento, arremessou-a em via pública.
Policiais que chegaram ao local levaram a bebê, que teve hematomas, escoriações e fissuras cerebrais, além de fratura da região parietal no crânio. A denunciada declarou que escondeu a gravidez dos familiares e que não tinha condições de criar a criança.
O caso ocorreu em uma das noites mais frias do ano. Segundo a polícia, ao ser encontrada, a menina teve de ser internada às pressas, com quadro de hipotermia.