A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje o reajuste tarifário de cinco distribuidoras de energia do Rio Grande do Sul. Juntas, as empresas Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar), Hidropan Distribuição de Energia, Mux Energia, Nova Palma Energia e Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI) atendem a mais de 120,8 mil unidades consumidoras no Interior gaúcho. Os novos valores valem a partir de quinta, 22 de julho.
A Eletrocar, que atende 38,4 mil unidades consumidores em Carazinho, vai ter reajuste médio de 4,24%. Os 18 mil concessionários da Hidropan vão pagar mais 6,45%. A concessionária atende o município de Panambi. Os consumidores da Mux terão as tarifas reajustadas em média em 8,93%. A concessionária atende 11,9 mil unidades no município de Tapejara. Já para os 16,3 mil consumidores da Nova Palma, a tarifa vai ser reajustada, em média, em 5,59%. A Nova Palma atende consumidores do município de Faxinal do Soturno. Já o Departamento Municipal de Energia (Demei) de Ijuí, que atende 35,3 mil unidades consumidoras, vai ter 8,24% de efeito médio de reajuste na tarifa.
A Aneel disse ainda que tomou um conjunto de ações para evitar reajustes maiores. “As empresas Eletrocar e Hidropan tiveram seus índices tarifários atenuados pela reversão do empréstimo da conta-Covid, já a revisão da Mux Energia foi amenizada pelo uso de créditos de PIS/Cofins. No caso da Nova Palma, foram quatro ações de redução que juntas totalizaram impacto do reajuste”, informou a agência.