Caiu de 84 mil, na metade da tarde, para 47,9 mil, no início da noite desta segunda-feira, o número de clientes ainda sem energia elétrica em função dos efeitos de um ciclone que provocou vento forte e danificou redes de transmissão, nesse fim de semana, no Rio Grande do Sul. A CEEE contabiliza 44 mil unidades sem o serviço e a RGE, 3,9 mil.
Na área de concessão da companhia estadual, recém assumida pela Equatorial Energia, as cidades com o maior volume de pontos ainda desligados, no início da noite, eram Imbé, Xangri-La, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas, com casos pontuais na região Metropolitana. A CEEE salienta que as rajadas de vento ultrapassaram 90 km/h em alguns locais, derrubando postes e rompendo cabos, o que exige mais tempo para recompor a rede.
Já a RGE informou que a maioria dos clientes desabastecidos vive na região Metropolitana, principalmente em Canoas e Gravataí. De acordo com a concessionária, grande parte desses atendimentos é individual.
Como acionar a CEEE
Informações sobre falta de energia podem ser feitas via SMS com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora, que pode ser encontrado no canto superior direito da fatura de energia, para o número 27307. Em situações de cabos caídos, galhos ou árvores próximos à rede, a orientação é entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800-721-2333.
Como acionar a RGE
SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o código de cliente (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: 51 999550002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS com navegação gratuita)
Call Center: 0800 970 0900