O Rio Grande do Sul chegou, nesta quinta-feira, na soma de 32,5 mil mortes em decorrência do coronavírus, desde o início da pandemia. Na primeira quinzena de julho, foram 805 vidas perdidas pela Covid-19 em cidades gaúchas. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), quatro municípios ainda não reportaram óbitos pela doença: Guabiju, Benjamin Constant do Sul, Pedras Altas e Novo Tiradentes.
No entanto, todas as cidades gaúchas já acumularam casos positivos, totalizando 1.264.483 pessoas. Deste total, 96% se recuperaram e 1% segue em acompanhamento médico. Nos primeiros 15 dias de julho, foram 15.911 novos diagnósticos para o coronavírus.
Nas últimas 24 horas, o RS reportou 67 mortes e 2.858 novos casos positivos de coronavírus. Os óbitos divulgados hoje, de acordo com a SES, ocorreram entre 16 de março e 14 de julho. Os casos envolvem pacientes com idades entre 28 e 98 anos.
Em tendência de queda, a taxa de ocupação em unidades de terapia intensiva (UTIs) é de 74,3%, na tarde desta quinta-feira. Com isso, a rede hospitalar gaúcha conta com 877 leitos livres para casos graves. O cenário em recuperação levou o governo estadual a anunciar, ontem, a retirada de todos os Alertas – que sugeriam risco de piora – entre as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul.