Moradores de Porto Alegre que estiverem com a aplicação da segunda dose da Pfizer em atraso podem regularizar o esquema vacinal, entre amanhã e quinta-feira. Como há poucas doses disponíveis do imunizante, o serviço é oferecido apenas com marcação prévia. Só serão vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose até 14 de junho.
O agendamento pode ser feito através do aplicativo 156+POA, onde o usuário verifica os locais e escolhe os horários disponíveis, ou pelo Whatsapp da Atenção Primária em Saúde (APS): (51) 3289-2715. Nesse canal, há agendas disponíveis a partir de quinta-feira (15), das 8h às 12h.
Quatro unidades que estarão aplicando as doses, das 8h às 20h: Bananeiras, Diretor Pestana, Primeiro de Maio e Rubem Berta.
Entenda
A vacinação com o imunizante da Pfizer havia sido interrompida, devido à falta de doses, mas após um levantamento dos estoques feito em todas as unidades de saúde, a SMS conseguiu refazer o remanejamento.
Até 14 de junho, quem tomou a primeira dose era orientado a fazer o reforço 21 dias depois. É para essas pessoas, que deixaram a data passar, que o agendamento está disponível agora.
A partir de 15 de junho, a SMS passou a adotar o intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose da Pfizer, seguindo um acordo firmado entre autoridades municipais de saúde e o governo estadual. Nessa segunda-feira, a mesma comissão decidiu encurtar o prazo, de 12 para 10 semanas, a fim de aumentar a proteção contra a variante Delta do coronavírus, mais resistente à imunização com uma dose só. Assim, quem recebeu a primeira vacina a partir de 15 de junho deve fazer o reforço vacinal no fim de agosto, e assim por diante.
Outras possibilidades de agendamento
A prefeitura também disponibiliza o agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 36 anos ou mais, de segunda a sexta-feira, em período noturno (das 18h às 21h), em três unidades de saúde: São Carlos, Morro Santana e Tristeza.
Já a aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca está disponível para agendamento pelo aplicativo 156+POA para todas as pessoas vacinadas com o imunizante há 12 semanas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, em quatro unidades de saúde: Belém Novo, Nossa Senhora de Belém, Rubem Berta e Vila Jardim.
Para receber a segunda dose, é preciso apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação.
Confira as unidades de saúde que oferecem vacinação por agendamento:
Primeira dose – segunda a sexta-feira, das 18h às 21h (exclusivamente para pessoas com 36 anos ou mais):
São Carlos – avenida Bento Gonçalves, 6670 – Partenon
Morro Santana – rua Marieta Menna Barreto, 210 – Protásio Alves
Tristeza – avenida Wenceslau Escobar, 2442 – Tristeza
Segunda dose Oxford/AstraZeneca – segunda a sexta-feira, 10h às 19h (exclusivamente para vacinados há 12 semanas):
Belém Novo – rua Florêncio Farias,195 – Belém Novo
Nossa Senhora de Belém – rua João do Couto, 294 – Belém Velho
Rubem Berta – rua Wolfram Metzler, 675 – Rubem Berta
Vila Jardim – rua Nazaré, 570 – Bom Jesus
Segunda dose Pfizer/Comirnaty – quarta-feira, 14, das 8h às 20h e quinta-feira, 15, das 8h às 12h, (exclusivamente para vacinados até 14 de junho):
Bananeiras – avenida Coronel Aparício Borges, 2494 – Coronel Aparício Borges
Diretor Pestana – rua Dona Teodora, 1016 – Bairro Farrapos
Primeiro de Maio – avenida Prof. Oscar Pereira, 6199 – Cascata
Rubem Berta – rua Wolfram Metzler, 675 – Rubem Berta