CPI: após receber atestado, Aziz convoca reverendo para perícia

Junta Médica do Senado vai avaliar se Amilton Gomes de Paula está ou não em condições de comparecer a depoimento

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), reagiu ao pedido do reverendo Amilton Gomes de Paula para faltar ao depoimento, com base em um atestado médico, e convocou o religioso para perícia médica no Senado Federal. O objetivo é comprovar se ele realmente está sem condições físicas de depor.

Em resposta ao pedido de Aziz, o Serviço de Junta Médica do Senado convocou Amilton Gomes a comparecer à perícia às 15h desta terça-feira. “O Sr. Amilton Gomes de Paula deverá trazer toda a documentação relacionada ao caso: exames laboratoriais e de imagem, relatórios médicos”, escreve no pedido o presidente da Junta Médica do Senado, Bruno Andrade Jess.

O reverendo, que é presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), teve depoimento à CPI marcado para esta quarta-feira. A cúpula da CPI investiga a participação dele na compra de 400 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca por meio da empresa Davati.

Segundo documentos reunidos pelos senadores da CPI, ele ainda tinha o suposto aval do ex-diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz, para participar das negociações.

As tratativas de compra da AstraZeneca foram alvo da denúncia de corrupção mais recente feita à CPI. O representante da Davati, Luiz Dominguetti, afirmou que o ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias pediu a ele propina de US$ 1 para cada dose comprada.

O episódio também trouxe suspeitas porque a AstraZeneca negocia diretamente com o governo e não trabalha com intermediárias, como a empresa Davati alega ter sido.

A próxima reunião da CPI no Senado, nesta terça, toma o depoimento de Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos, que representa no Brasil a Bharat Biotech, fabricante da vacina indiana Covaxin.

Veja a agenda da CPI:

Terça-feira (13) – Emanuellle Medrades

Quarta-feira (14) – Reverendo Amilton Gomes de Paula

Quinta-feira (15) – Coronel Marcelo Blanco

Sexta-feira (16) – Cristiano Carvalho (Davati)

Terça-feira (20) – Deputado federal Ricardo Barros