Com 12 novos pontos, Porto Alegre reforça rede assistencial para atender moradores em situação de rua

Medida foi tomada em virtude do frio intenso e fazem parte da chamada Operação Inverno

morador situação se rua
Foto: Alina Souza

A Prefeitura de Porto Alegre reforçou com 12 novos espaços a sua rede assistencial para receber moradores em situação de rua. A medida, segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), foi tomada em razão do frio intenso registrado na cidade desde o final de junho e início deste mês, e integram a chamada Operação Inverno.

Conforme o município, o contrato com os prestadores de serviço de hospedagem, selecionados em chamamento público, foi assinado na última quarta-feira. Nas pousadas escolhidas, os usuários poderão permanecer por até sete meses, podendo lavar suas roupas e usar a cozinha comunitária. Os quartos são individuais e para casal e famílias. São 200 novas vagas nesta modalidade. Além disso, dos novos espaços de acolhimento, que estão localizados nos bairros Floresta, Santana, São João e Centro, dez terão lugar para animais de estimação. O acesso será realizado a partir de avaliação técnica das equipes da Fasc.

A prefeitura também irá disponibilizar 200 novos benefícios de auxílios moradias. Nessa modalidade, os beneficiários, que precisam comprovar exigências do programa, recebem o valor de R$ 500 ao mês para arcar com moradia.

Para a presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, o cenário de pandemia, de exceção é um desafio, mas com olhar especial às pessoas que mais precisam será possível ofertar espaços cheios de possibilidades. “As hospedagens são descentralizadas e protetivas. Vamos oportunizar, locais mais humanizados e com jeito de casa da gente. Lá eles podem chegar, lavar a sua roupa e ter um quarto só deles ou com menos pessoas no mesmo ambiente, respeitando a individualidade de cada um”.

Com a ampliação da rede de acolhimento assistencial, a Capital dispõe de 1.822 vagas, sendo que há 256 vagas em albergues e 716 para adultos, idosos, trans, PCDs e migrantes em 19 espaços de acolhimento institucional. Atualmente, 450 famílias já recebem o auxílio moradia.

De acordo com a Fasc, entre a última quinta e hoje, 20 pessoas foram encaminhadas para os locais de acolhimento da rede socioassistencial de Porto Alegre.

Como auxiliar

Para ajudar as equipes de Abordagem Social da Fasc, ao ver uma pessoa em situação de risco por causa do frio, a população pode ligar para (51) 3289-4994 ou pelo telefone 156, na opção 7. Durante abordagem, aquelas pessoas que não querem ir para os abrigos, recebem mantas térmicas.

Rede de albergues

Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h – av. Azenha, 366 – Azenha
Abrigo Renascer: Praça Navegantes, 41 (fundos da Igreja Navegantes)
Albergue Acolher 1 – 24h: rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim
Albergue Acolher 2 – 12h: rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 – Santana
Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 – Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 – Navegantes
Av. França, 496, Navegantes

SCFV – Adultos Pop Rua – Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares

Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro:  rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbinhas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)