A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira, que uma nova iniciativa vai substituir a ação de controle sanitário da Covid-19 no aeroporto Salgado Filho, encerrada na última segunda-feira.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida prevê a realização de testes do tipo RT-PCR para detectar o novo coronavírus em passageiros sintomáticos, que desembarquem no Terminal. Serão testados aqueles que sejam residentes da cidade ou tenham plano se hospedar, por pelo menos, quatro dias em Porto Alegre.
Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Fernando Ritter, a escolha por esse grupo de passageiros se deu porque mais da metade (52,7%) dos 55 casos identificados pela barreira sanitária eram de pessoas sintomáticas.
O gestor reforça, ainda, que a intenção é “manter a vigilância de entrada de novas variantes do coronavírus na cidade, mediante oferta de testagem em laboratórios parceiros ou em unidades de saúde da rede municipal”.
No entanto, a SMS ainda não informou como vai funcionar o novo protocolo. A previsão é de que o anúncio seja feito nos próximos dias.