A Polícia Civil atualizou, no final da manhã desta quinta-feira, o número de prisões efetuadas em operação que busca desestruturar esquema de narcotráfico na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ofensiva, deflagrada no início da manhã, prendeu 12 pessoas envolvidas no esquema de venda de drogas. Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Canoas e Osório.
A ação, que mobilizou cerca de 100 policiais e 25 viaturas, contou com apoio aéreo e outros recursos especiais. Durante as buscas, os policiais apreenderam dois veículos, drogas e 36 celulares.
A investigação iniciou no dia 19 de abril, após policiais da 4ª Delegacia de Canoas prenderem um dos alvos da operação, que se encontrava foragido. Com as investigações percebeu-se toda a dinâmica da associação criminosa e a prática de várias atividades ilícitas, como tráfico de drogas, porte de armas e receptação.
A partir destas informações, foram realizadas diversas diligências e campanas a fim de identificar e localizar os 15 indivíduos suspeitos das práticas ilícitas investigadas. A negociação e venda de drogas ocorria, na maioria das vezes, através de conversas via aplicativo de mensagens.