Com filas nos postos, homens e mulheres de 50 anos são vacinados contra a Covid-19 em Porto Alegre

Frio e a chuva fraca não afastaram o público que procurou pela primeira aplicação

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Com a formação de filas nos postos de saúde, homens e mulheres de 50 anos começaram hoje a ser vacinados contra a Covid-19 em Porto Alegre. Nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, a movimentação era intensa nas 12 unidades de saúde que fazem a aplicação da primeira dose. O frio e a chuva fraca não afastaram o público que procurou pela primeira aplicação com a vacina da Pfizer e da AstraZeneca/Oxford.

No Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital, havia mais de 80 pessoas na fila aguardando pelo imunizante. Na unidade Santa Cecília, no bairro Santana, muita gente chegou cedo para esperar pela imunização contra o coronavírus. A fila chegou quase até a esquina da avenida Protásio Alves. Servidores da unidade de saúde auxiliaram o público que chegou por volta das 6h30min ao local.

No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, havia mais de 100 pessoas na fila, que avançou pela avenida Mauá e chegou até a Caldas Júnior. Os postos de saúde atendem das 8h às 17h. Um funcionário entrega senhas e organiza a fila de quem procura pelo imunizante. A chuva obrigou as pessoas a buscarem abrigo junto ao prédio da unidade. A dona de casa Sandra Menezes, 50 anos, declarou estar feliz por ter recebido a primeira dose. “Que todas as pessoas possam ter a vacina no braço o quanto antes”, ressaltou.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, uma longa fila se formou ao longo da rua Laurindo com mais de 100 pessoas. A aplicação das doses ocorreu em tendas do Exército montadas na área externa da unidade de saúde. O tempo de espera chegou a quase uma hora.

A primeira dose da Pfizer está sendo aplicada em 12 unidades de saúde para gestantes e puérperas, pessoas com 50 anos ou mais, sem comorbidades; trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos. Já a primeira dose da AstraZeneca/Oxford também é aplicada em 12 unidades de saúde para o mesmo grupo.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que pessoas que receberam a dose da vacina contra gripe devem aguardar 14 dias para fazer a primeira ou segunda dose da vacina contra Covid-19. O primeiro dia a ser contado é o seguinte ao da aplicação.