A direção do Hospital Lauro Réus, de Campo Bom, registrou uma ocorrência policial por suspeita de sabotagem nesta terça-feira. A ação ocorreu por conta do incidente registrado na manhã de segunda-feira, em que o alarme do sistema de oxigênio disparou indicando possíveis problemas de abastecimento.
Segundo o boletim de ocorrência, o responsável pela manutenção da casa de saúde, após ter acompanhado a vistoria técnica da empresa, confirmou que a válvula do tanque principal de oxigênio havia sido “parcialmente fechada”. Verificou-se ainda que não é possível qualquer pessoa alcançar o equipamento por fora da central de oxigênio, sendo necessário abrir um cadeado. Imagens de uma câmera de segurança próxima do local foram solicitadas pela Polícia Civil.
Segundo comunicado do Lauro Reus, a direção afirmou que já havia reforçado ações de segurança e protocolos após a pane ocorrida em 19 de março, onde seis pessoas morreram por falta de oxigênio no hospital. A direção do hospital aponta ainda que não houve interferência na assistência aos pacientes e que não faltou oxigênio no hospital, ressaltando que o episódio desta semana não teve relação com os fatos de março. O relatório final da Sindicância constatou que houve falta de reabastecimento de oxigênio líquido por parte do fornecedor.