Porto Alegre vai ter “buzinaço” contra carga tributária neste sábado

Manifestação ocorre junto à Rótula das Cuias, das 10h às 13h

Uma ação do Instituto Atlantos, apoiada pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e o Fórum da Liberdade, estimula os porto-alegrenses a refletirem sobre a carga tributária brasileira, neste sábado. Entre 10h e 13h, as entidades fazem um ‘buzinaço’, com distribuição de flyers, detalhando o peso dos impostos no país, e da 25ª edição do livro “Pensamentos Liberais”, organizado do IEE. A mobilização ocorre na Rótula das Cuias, em Porto Alegre (av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 135),

A carga tributária brasileira chega a 41,25% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Brasileiro do Planejamento Tributário (IBPT). Esse peso, carregado por empresas e cidadãos, não se reflete em serviços públicos e nem em desenvolvimento, conforme os organizadores do ‘buzinaço’. A orientação é para que os participantes façam uso de máscaras de proteção facial e respeitem o distanciamento durante a manifestação.

Dados compilados pelo IEE dão conta que o país ocupa posições desfavoráveis em rankings globais de áreas como Saúde (65ª entre 93 nações no Health Care Index 2021), Educação (58ª entre 79 países no PISA 2018) e Segurança (116º colocado entre 163 no Global Peace Index 2019).