O Ministério Público do Egito decidiu manter o médico gaúcho Victor Sorrentino detido, por mais quatro dias, no prédio da procuradoria do país. Ele é acusado de assédio a uma vendedora em uma loja ao gravar um material audiovisual para as redes sociais, no fim de semana. As informações foram divulgadas pela ONG internacional Speak Up, responsável pela denúncia do ocorrido nas redes sociais e a posterior mobilização das autoridades.
النيابة العامة تأمر بحبس المتحرش البرازيلي 4 أيام على ذمة التحقيقات.
O Ministério Público ordenou a continuação da detenção do assediador brasileiro Victor Sorrentino por 4 dias sob investigação pendente.#JulguemOAssediador#حاسبوا_المتحرش_البرازيلي pic.twitter.com/3Pzn93RB8m
— Speak Up (@SpeakUp_00) June 1, 2021
O influencer divulgou, em redes sociais, um vídeo em que dirige palavras em português, de duplo sentido a uma atendente de uma loja de papiros, que não entende a situação mas reage com um sorriso e um aceno. As gravações foram feitas em 24 de maio na cidade de Gizé.
Após a mobilização massiva de usuários de diversas redes sociais, em especial no Twitter, as autoridades detiveram o médico a caminho do Aeroporto Internacional do Cairo no domingo passado. Sorrentino voltou à loja para tentar se desculpar com a mulher que o atendeu, mas a vítima optou por prosseguir com o processo criminal. O segundo encontro entre o brasileiro e a egípcia também chegou a ser publicado no perfil pessoal do médico no Instagram. Na tentativa de se explicar, ele disse ter feito uma “brincadeira de mau gosto” e que é um “cara muito brincalhão”.
Segundo informações da ONG, a pena para o assédio no Egito é de um período mínimo de detenção de 6 meses e máximo de 3 anos. Uma multa entre 3 mil e 5 mil libras também deve ser paga, caso o acusado seja considerado culpado.
Na última semana, Kamila Monteiro, esposa do médico, se manifestou em redes sociais defendendo o parceiro das acusações.
“O fato é que só tem um jeito de nunca errar, que é não fazendo exatamente NADA e esse, definitivamente, não é o perfil do meu amor e da pessoa que escolhi estar ao lado e caminhar lado a lado”, escreveu, em um post no Instagram.
A equipe de reportagem da Rádio Guaíba não conseguiu contato com a equipe de defesa de Victor Sorrentino.